Fisiologia Vegetal

O Programa de Pós-graduação em Fisiologia Vegetal da UFV tem alguns dos melhores cientistas do planeta. Quem traz os dados sobre esse feito é o site Research.com, que divulgou, recentemente, a terceira edição do ranking global de melhores pesquisadores de diversas áreas do conhecimento.

Nesse estudo, os nomes dos professores Fábio DaMatta, Wagner L. Araújo, Fabrício de Ávila Rodrigues e Wagner Campos Otoni figuram na lista dos Melhores Cientistas de Fitotecnia e Agronomia do Brasil, divulgada este mês pelo site Research.com. Em adição, o Prof. Adriano Nunes Nesi aparece na lista dos Melhores Cientistas de Bioquímica e Biologia.

Ter cinco orientadores do PPG-Fisiologia Vegetal entre os melhores cientistas do Brasil e do mundo nos enche de orgulho. A coordenação do PPG tem uma enorme satisfação em parabenizar os cinco professores elencados entre os melhores cientistas do mundo. Ao mesmo tempo, o reconhecimento de nossos orientadores em duas áreas tão relevantes dentro da ciência de plantas reflete a importância da multidisciplinaridade e colaboração interinstitucional dentro do nosso PPG para que possamos seguir elevando as nossas atividades de pesquisa e formação de recursos humanos a um patamar de reconhecimento internacional, bem como gerar resultados que impactam a ciência básica e aplicada de plantas.

Os resultados desse estudo também servem como inspiração para que os nossos estudantes possam seguir a carreira acadêmica, revelando a excelência do trabalho científico realizado no nosso Programa. É importante ressaltar que tais conquistas somente têm sido possíveis graças a participação efetiva de nossos estudantes (atuais e egressos) e colaboradores. Como um todo, esses fatos ilustram a consolidação acadêmico-científica do nosso Programa, que segue contribuindo efetivamente para a formação de uma nova geração de cientistas no campo da Fisiologia Vegetal.

É importante ressaltar que a 3ª edição do ranking Research.com dos melhores cientistas do mundo foi produzida com dados derivados de várias fontes de dados, incluindo OpenAlex e CrossRef. Os dados bibliométricos para estimar as métricas baseadas em citações foram compilados até 21/11/2023. Para calcular as posições relativas de cada pesquisador foi utilizado o D-index (Discipline H-index), o qual considera apenas o número de artigos e a quantidade de citações para cada área do conhecimento ranqueada individualmente (diferentemente do H-index, que leva em consideração publicações e citações em todas as áreas do conhecimento).

O ranking classifica os cientistas tanto nacional quanto internacionalmente, em cada uma das áreas de pesquisa.

Outros 22 professores da UFV também figuram nessa lista (https://research.com/university/universidade-federal-de-vicosa) e, também, merecem os nossos parabéns, por tornar a UFV a décima melhor universidade no ranking nacional.